Imposto de Renda 2010: Planeje seu Imposto de Renda Até o Final de 2009 e Obtenha Vantagens Quando da Entrega da Declaração em 2010

Como acontece em todos os anos, a Declaração de Ajuste Anual será entregue entre março e abril 2010, relativamente aos ganhos auferidos no ano anterior; ou seja, na Declaração do Imposto de Renda 2010 serão declaradas informações financeiras que ocorreram até 31 de dezembro de 2009.

Alertamos, então, que o contribuinte tem até o final de dezembro deste ano para providenciar a documentação necessária à comprovação dos gastos e para fazer aplicações e doações, por exemplo.

Vejamos a seguir algumas providências que deverão ser tomadas:

a) Investimento em Previdência Privada

Os investimentos em previdência privada, na modalidade PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), permitem que o contribuinte deduza até 12% dos seus rendimentos tributáveis no ano, na hora de declarar o Imposto de Renda; por isso essa aplicação deverá ser feita até no final de 2009 para que possa ser utilizada a dedução na Declaração do Imposto de Renda 2010.

Essa dedução favorece aqueles que optam pela declaração completa do IR; ou seja, o benefício fiscal pode aumentar a restituição ou reduzir o valor a ser pago no acerto de contas.

b) Doações

Servem também como deduções as Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde que realizadas de acordo com a lei e até o último dia útil do ano. Quando do cálculo da declaração de ajuste do imposto apurado, será deduzido o valor doado, observadas as demais condições e o limite de 6% do imposto devido anualmente.

c) Comprovantes de Despesas com Saúde

Alertamos ao contribuinte e aos seus dependentes que realizaram consultas médicas ou odontológicas (não cobertas pelo plano de saúde) no decorrer de 2009, mas não solicitaram recibo, que o façam até o final deste ano, pois somente recibos datados de 2009 serão dedutíveis na Declaração de Ajuste Anual 2010.

Ressaltamos que o plano de saúde enviará o comprovante anual de despesas.

d) Demais Documentação

Salientamos, também, que o contribuinte deverá guardar os informes de rendimentos recebidos, os comprovantes de pagamentos escolares, os extratos bancários datados de 31 de dezembro de 2009, os recibos de autônomos, as guias de previdência, os DARFs do Carnê-Leão e a documentação de compra/venda de imóveis e de empréstimos/financiamentos bancários, pois tais documentos serão utilizados para a declaração do Imposto de Renda.

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